quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Os primeiros passos - BLINK


A IDE  do Arduino já vem "recheada" de exemplos.

O exemplo clássico é "Blink", que é um led piscante.


  • Piscar um LED corresponde a mudar o estado lógico de uma saída
  • Para termos o efeito visual de piscar um LED é necessário ligar e em sequência desligar uma saída lógica.
  • Esta ação deve acontecer de forma repetitiva (loop)

  • Como o microcontrolador trabalha sob um circuito de clock elevado (16MHz), as ações efetuadas ocorrem em um tempo muito pequeno, de forma que o olho humano não percebe essas mudanças.
  • Visualmente é como se o LED estivesse permanentemente ligado.
  • Para poder ver o efeito é necessário incluir um tempo visível ao olho humano .


  


  

Construindo um sketch através de um exemplo


Arduino.cc - Blink

Com seu Arduino conectado ao computador e devidamente configurado, abra o
menu Arquivo > Examplos > 01. Basics > Blink.



Uma nova janela deve ser aberta com um programa carregado.



Na "Área de programação" teremos um logo comentário explicando o que faz o programa como ele está configurado e dados sobre o autor e data.

O programa consiste em

  


  
// the setup function runs once when you press reset or power the board
void setup() {
  // initialize digital pin LED_BUILTIN as an output.
  pinMode(LED_BUILTIN, OUTPUT);
}

// the loop function runs over and over again forever
void loop() {
  digitalWrite(LED_BUILTIN, HIGH);   // turn the LED on (HIGH is the voltage level)
  delay(1000);                       // wait for a second
  digitalWrite(LED_BUILTIN, LOW);    // turn the LED off by making the voltage LOW
  delay(1000);                       // wait for a second
}

  


  

Transferindo o programa para placa


Clique no botão "Gravar o programa na placa", que o Sketch será compilado e transferido para a placa.

Botão "Gravar o programa na placa" marcado em vermelho

As placas UNO e MEGA tem um led ligado ao pino digital 13, por não há necessidade de ligar nenhum hardware externo a placa. Após a compilação e carga do programa o led começará a piscar com tempos de on e off de 1 segundo.



   

Placas UNO e Mega com led conectado a saída digital 13 marcado em vermelho 

 
Ligando a placa a um hardware externo (resistor e led) montado na protoboard



  

  

Usando um simulador

Clique no Menu  "Sketch/Exportar Binário Compilado"



A IDE compila o Sketch, verifica erros e gera um arquivo ".HEX" que contém o programa no formato que o microcontrolador entende. Esse aquivo pode ser utilizado no simulador.


  
  


Entendendo o Código


O código do exemplo Blink é relativamente simples, porém apresenta a estrutura básica de um programa desenvolvido na IDE Arduino. Inicialmente nota-se que existem duas funções obrigatórias em um programa Arduino, setup() e loop().

A função setup () é executada na inicialização do programa e é responsável pelas configurações iniciais do microcontrolador, tal como definição dos pinos de I/O, inicialização da comunicação serial, entre outras.

A função loop () será onde ocorrerá o laço infinito da programação, ou seja, onde será inserido o código que será executado continuamente pelo microcontrolador.

Dentro do loop principal está o código que fará o led ligado pino 13 piscar em intervalos de 1 segundo.

A função digitalWrite(led, HIGH); coloca o pino em nível lógico 1, ligando o led.

A função delay(1000); aguarda o tempo de 1000 ms, ou seja, 1 segundo para que possa ser executada a próxima instrução.

A função digitalWrite(led, LOW); coloca o pino em nível lógico 0, desligando o led.

E novamente é esperado 1 segundo com a função delay();

O loop é repetido infinitamente enquanto a placa estiver ligada.



  


  



  


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