Fundamentos para as atividades
Leitura de pino digital - digitalRead()
·
Embarcados - Usando
os pinos digitais do Arduino
·
Portal
Vida de Silício - Arduino – Entradas e saídas digitais – Pinos digitais
IF - IF ELSE
Arduino.cc - if/elseMultilógica-Shop - if/else
DEVMEDIA - if/else Operador ternário
FOR
arduino.cc - forResistores pull-up e pull-donw e seu uso em botões
Robot Feliciano - Botões e Resistores Pull-down e Pull-upLaboratório de Garagem - Pull up e Pull down no Arduino
Laboratório de Garagem - Para que servem resistores Pull-Up/Pull-Down e como implementá-losAuto Core blog - Resistores Pull-Up e Pull-Down, como funcionam?
YouTube - Bit a Bit - Arduino - Usando botão e (resistores pull-up)
YouTube - Marlon Nardi - Universo Arduino #2 | Entradas Digitais Pull-Up Pull-Down Botões com Arduino
Youtube - GV ensino - Arduino: Botão e Resistor de Pull Up Interno
Exemplo
/*
* Botao_0_1_0.ino - Botão
*
* Liga e desliga um diodo emissor de luz (LED) conectado ao pino digital 13,
* ao pressionar um botão conectado ao pino 2.
*
* O circuito:
* - LED conectado do pino 13 ao aterramento por meio de resistor de 300 ohm
* - botão de pressão conectado ao pino 2 de + 5V
* - resistor de 10K conectado ao pino 2 A GND
*
* - Nota: na maioria dos Arduinos já existe um LED na placa ligado ao pino 13.
*
* Versão:
* 0.0.0 -> IDE ARDUINO - Exemplos\02.Digital\Button
* Criado em 2005 by DojoDave <http://www.0j0.org>
* Modificado em 30/08/2011 por Tom Igoe
* This example code is in the public domain.
* https://www.arduino.cc/en/Tutorial/BuiltInExamples/Button
* 0.1.0 -> Exclusão da variável glogal estado e resumo da leitura ao teste "if"
*
* Data: 09/09/2021
* Luiz Oscar Ruschel Pilger
*/
// apelidos
#define pinoBotao 2 // pino para o botão
#define pinoLed 13 // pino para o led
void setup() {
pinMode(pinoLed, OUTPUT); // inicializa o pino do Led como saída
pinMode(pinoBotao, INPUT); // incializa o pino do botão como entrada
}
void loop() {
// Verifica se o botão está pressionado.
// Na configuração Pull Donw o estado é HIGH
if (digitalRead(pinoBotao) == HIGH) {
digitalWrite(pinoLed, HIGH); // Coloca a saída em nível alto para ligar o led
}
else {
digitalWrite(pinoLed, LOW); // Coloca a saída em nivel baixo para desligar o led
}
}
Atividades:
1 - Copiar o exemplo acima (Botao_0_1_0.ino) , compilar, simular e observar o funcionamento
2 - Considerando o exemplo apresentado (Botao_0_1_0.ino), colocar o trecho de código abaixo como comentário (incluir "//" no início de cada linha. O que acontece?
else {
digitalWrite(pinoLed, LOW); // Coloca a saída em nivel baixo para desligar o led
}
3 - Crie um novo Skecth a partir da atividade 1 (Exemplo -Botao_0_1_0.ino), modifique o circuito do botão colocando o botão na configuração Pull-Up e observe o que acontece com o funcionamento do circuito
4 - Criar um novo sketch a partir da atividade 3. Mudar o funcionamento do programa:
Botão apertado -> led ligado
Botão solto -> led desligado
4.1 - Criar um novo sketch a partir da atividade 4. Modificar o circuito e o sketch
Botão -> pino 4
Led -> pino 10
5 - Criar um novo sketch, usando como base o sketch construído na atividade 3.
O sketch deve conter:
2 leds: led1 e led2
2 botões: botao1 e botao2
O sketch deve funcionar da seguinte forma:
botao1 pressionado led1 ligado
botao1 solto led1 desligado
botao2 pressionado led2 desligado
botao2 solto led2 ligado
6 - Criar um novo sketch, usando como base o sketch construído na atividade 3.
O sketch deve conter:
3 leds: led1, led2 e led3
3 botões: botao1, botao2 e boto3
O sketch deve funcionar da seguinte forma:
botao1 controla o led1
botao2 controla o led2
botao3 controla o led3
obs.: não foi indicado a forma de controle, ficando a escolha do autor (quem cria o sketch)
7 - Criar um novo sketch, usando como base o sketch utilizado na atividade 3.
O sketch deve conter:
1 led
1 botão
O sketch deve conter:
2 leds: led1 e led2
2 botões: botao1 e botao2
O sketch deve funcionar da seguinte forma:
botao1 pressionado led1 ligado
botao1 solto led1 desligado
botao2 pressionado led2 desligado
botao2 solto led2 ligado
6 - Criar um novo sketch, usando como base o sketch construído na atividade 3.
O sketch deve conter:
3 leds: led1, led2 e led3
3 botões: botao1, botao2 e boto3
O sketch deve funcionar da seguinte forma:
botao1 controla o led1
botao2 controla o led2
botao3 controla o led3
obs.: não foi indicado a forma de controle, ficando a escolha do autor (quem cria o sketch)
7 - Criar um novo sketch, usando como base o sketch utilizado na atividade 3.
O sketch deve conter:
1 led
1 botão
O sketch deve funcionar da seguinte forma:
Ao pressionar o botão o led pisca 5 vezes
8 - Criar um novo sketch, usando como base o sketch utilizado na atividade 3.
O sketch deve conter:
1 led
3 botões: botao1, botao2 e boto3
O sketch deve funcionar da seguinte forma:
Ao pressionar o botão o led pisca 5 vezes
8 - Criar um novo sketch, usando como base o sketch utilizado na atividade 3.
O sketch deve conter:
1 led
3 botões: botao1, botao2 e boto3
O sketch deve funcionar da seguinte forma:
botao1: Ao pressionar o botao1 o led pisca 6 vezes
botao2: Ao pressionar o botao1 o led pisca 12 vezes
botao3: Ao pressionar o botao1 o led pisca 18 vezes
botao2: Ao pressionar o botao1 o led pisca 12 vezes
botao3: Ao pressionar o botao1 o led pisca 18 vezes
Nenhum comentário:
Postar um comentário