segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Biblioteca LiquidCrystal - Exemplos

A IDE do Arduino possui a biblioteca LiquidCrystal


A biblioteca LiquidCrystal permite uma grande quantidades de módulos diferentes em termos de números de linhas x caracteres. Ela possui diversas funções que podem ser exploradas uma a uma



Abra a IDE do Arduino e carregue o exemplo "HelloWorld"


Compile e faça a ligação com o módulo LCD16x2.
Neste exemplo aprendemos:
  • Ligar o LCD e inicializar o lcd
  • Aprendemos a escrever um texto
  • Aprendemos a escrever um valor numérico no módulo.




  


Atividade 1


  • Construa um novo Sketch baseado no exemplo "HelooWorld".
    • Arquivo\Exemplos\LiquidCrystal\HelloWorld
  • Salve o sketch com um nome de sua escolha
  • Modifique o cabeçalho e comentários para português de acordo com o seu entendimento
  • Monte no simulador e verifique o funcionamento
  • Monte no hardware e apresente o funcionamento
  • Explique o funcionamento das funções:
    • lcd.begin(cols, rows)
    • lcd.print(data) - lcd.print(data, BASE)
    • lcd.setCursor(col, row)



    Esquema de ligação entre o Arduino e o módulo LCD 


    Esquema de ligação do simulador



    Sugestão de montagem para ligação do Arduino e o módulo de LCD



    Resultado do skecth "Hello World" no módulo LCD



  



Atividade 2


Construa um novo Sketch baseado na atividade 1 (exemplo "HelooWorld")
  • O esquema de ligação entre o LCD e o Arduino é o mesmo utilizado na Atividade 1
  • modifique de forma que seja apresentado no LCD:
    • Na 1ª linha com o seu nome.
    • Na 2ª linha posicione o número para que seja mostrado a partir da coluna 9.
  • Monte no simulador e verifique o funcionamento
  • Monte no hardware e apresente o funcionamento




  



Atividade 3

  • O esquema de ligação entre o LCD e o Arduino é o mesmo utilizado na Atividade 1
  • Construa um novo Sketch baseado no exemplo "Autoscroll":
    • Arquivo\Exemplos\LiquidCrystal\Autoscroll
  • Modifique o cabeçalho e comentários para português segundo seu entendimento.
  • Monte no simulador e verifique o funcionamento
  • Monte no hardware e apresente o funcionamento
  • Explique o funcionamento das funções:
    • lcd.autoscroll()
    • lcd.noAutoscroll()
    • lcd.clear()


  

Atividade 4

  • O esquema de ligação entre o LCD e o Arduino é o mesmo utilizado na Atividade 1
  • Construa um novo Sketch baseado no exemplo "Scroll":
    • Arquivo\Exemplos\LiquidCrystal\Scroll
  • Modifique o cabeçalho e comentários para português segundo seu entendimento.
  • Monte no simulador e verifique o funcionamento
  • Monte no hardware e apresente o funcionamento
  • Explique o funcionamento das funções:
    • lcd.scrollDisplayLeft()
    • lcd.scrollDisplayRight()
  

Atividade 5

  • O esquema de ligação entre o LCD e o Arduino é o mesmo utilizado na Atividade 1
  • Construa um novo Sketch baseado no exemplo "TextDirection":
    • Arquivo\Exemplos\LiquidCrystal\TextDirection
  • Modifique o cabeçalho e comentários para português segundo seu entendimento.
  • Monte no simulador e verifique o funcionamento
  • Monte no hardware e apresente o funcionamento
  • Explique o funcionamento das funções:
    • lcd.rightToLeft()
    • lcd.leftToRight()

  

Atividade complementar (opcional)

  • Construa um novo Sketch baseado no exemplos :
    • Blink - Arquivo\Exemplos\LiquidCrystal\Blink
  • Display - Arquivo\Exemplos\LiquidCrystal\Display
  • Modifique o cabeçalho e comentários para português segundo seu entendimento.
  • Monte no simulador e verifique o funcionamento
  • Monte no hardware e apresente o funcionamento
  • Explique o funcionamento das funções:
    • lcd.Blink()
    • lcd.noBlink()
    • lcd.Display()
    • lcd.noDisplay()

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário