Para ligarmos um display LCD 16×2 a um Arduino, precisamos antes de mais nada entender um pouco sobre a forma como esse tipo de display trabalha. Um dos tipos mais comuns de controlador utilizados em displays LCD é o HD44780, que pode ser ligado ao microcontrolador usando-se 4 ou 8 fios, e que vai determinar a velocidade de comunicação entre eles.
Não podemos simplesmente enviar dados à um LCD sem uma sequência lógica. Antes de utilizá-lo, é necessário o envio de comandos que preparam o display para receber caracteres. Vamos tomar como exemplo o display LCD 16×2 com controlador HD44780.
Esse tipo de display tem 16 pinos: 3 pinos de alimentação, 3 de controle, 8 de dados e 2 para acionar o backlight (ou luz de fundo), que você pode ver em detalhes na im//agem abaixo:
- Os pinos de controle do display LCD 16×2 são o RS, o R/W e o E.
- O pino RS tem a função de mostrar ao display que tipo de dados estamos transmitindo. Em nível baixo (0), os dados são tratados como comandos, e em nível alto (1), os dados são tratados como caracteres.
- O pino R/W (Read/Write) é utilizado para determinar se estamos lendo ou transmitindo dados para o display.
- O pino E - ENABLE é utilizado para determinar o início da transferência de dados entre o microcontrolador e o display.
- Os pinos de dados D0 a D7 formam o barramento de dados.
- O mais comum é utilizarmos apenas 4 pinos para comunicação com o microcontrolador, mas nada impede que em aplicações mais elaboradas sejam utilizados todos os 8 pinos.
- Essa é uma das funções do envio de comandos que preparam o display, pois é nesse momento que determinamos se vamos usar 4 ou 8 pinos para comunicação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário