Construção
A sua construção é feita com Leds ligados de 2 formas:- Katodo comum: onde é necessário colocar um nível de tensão positivo (nível lógico “1”) para ligar o segmento.
- Anodo comum: onde é necessário colocar um nível de tensão baixo ou GND (nível lógico “0”) para ligar o segmento.
Conceito e estrutura visual:
Os segmentos individuais de um display de sete segmentos.Um display de sete segmentos, como seu nome indica, é composto de sete elementos, os quais podem ser ligados ou desligados individualmente. Eles podem ser combinados para produzir representações simplificadas de algarismos arábicos. Frequentemente, os sete segmentos são dispostos de forma oblíqua ou itálica, o que melhora a legibilidade.
Os sete segmentos são dispostos num retângulo com dois segmentos verticais em cada lado e um segmento horizontal em cima e em baixo. Em acréscimo, o sétimo segmento bissecta o retângulo horizontalmente. Também existem displays de quatorze segmentos e de dezesseis segmentos (para exibição plena de caracteres alfanuméricos) todavia, estes têm sido substituídos em sua maioria por displays de matriz de pontos. Os segmentos de um display de sete segmentos são definidos pelas letras de A a G, conforme indicado à direita, onde o ponto decimal opcional DP (um "oitavo segmento") é usado para a exibição de números não-inteiros.
Exibição dos números
A animação à esquerda passa pelos glifos comuns dos dez numerais e seis "letras-dígito" em hexadecimal (A–F). A variação entre letras maiúsculas e minúsculas para A–F é feita para que cada letra tenha uma forma única e inequívoca (A, C, E e F são maiúsculos, já B e D são minúsculos, pois caso contrário se confundiriam com 8 e 0). Para a exibição de cada número/caractere usa-se um conjunto de segmentos diferentes. As mais comuns são:Simulação de um display LED de sete segmentos exibindo os 16 dígitos hex.
- 0 (Zero) - a, b, c, d, e, f
- 1 (Um) - b, c
- 2 (dois) - a, b, d, e, g
- 3 (três) - a, b, c, d, g
- 4 (quatro) - b, c, f, g
- 5 (cinco) - a, c, d, f, g
- 6 (seis) - a, c, d, e, f, g
- 7 (sete) - a, b, c
- 8 (oito) - a, b, c, d, e, f, g (todos)
- 9 (nove) - a, b, c, f, g
- A (maiúsculo) - a, b, c, e, f, g
- B (minúsculo) - c, d, e, f, g
- C (maiúsculo) - a, d, e, f
- D (minúsculo) - b, c, d, e, g
- E (maiúsculo) - a, d, e, f, g
- F (maiúsculo) - a, e, f, g
Obs.: Dentre os números, 0, 6, 7 e 9 podem ser representados por glifos diferentes dos citados acima em displays de sete segmentos, entretanto, na imagem, todos os dígitos se assemelham aos indicados.
Atividade 1
1.1 Baseada na tabela mostrada mais abaixo crie uma tabela para display anodo comum1.2 Elaborar um sketch para o ARDUINO de forma a ler um nibble (conjunto de 4 bits) pelas portas digitais (11..8) mostrar um display de 7 segmentos anodo comum colocado nas portas digitais (6..0).
Lógica de programação
- Associa o valor da entrada com o código correspondente
- Escreve o valor associado no display
Tabela de conversão de acordo com a ligação do circuito (display 7 segmentos katodo comum
Atividade 2
Elabore o mesmo programa utilizando o conceito de vetor/matriz
Material de apoio Vetores e Matrizes em linguagem C
PUCRS - GRU - Programação C/C++ Prof. Márcio Sarroglia Pinho Matrizes e Vetores
INTELLECTUALE - Tecnologia e Treinamento - Vetores
INTELLECTUALE - Tecnologia e Treinamento - Matriz em C
UNIVASF - Linguagem C: vetores/matrizes Prof. Críston Algoritmos e Programação
WIKILIVROS - Programar em C++/Vetores